quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Requirements x Goals

A Análise de Objetivos é desenvolvida com o propósito de oferecer benefícios à Engenharia de Requisitos (ER), e pode desempenhar um papel fundamental para o sucesso desta etapa da Engenharia de Software em um projeto.
No entanto a Análise de Objetivos ainda precisa atingir um estágio de maturidade, de estabilidade, para que possa conquistar o mercado. Atualmente há, por exemplo, muitos métodos com focos diferentes. Não há algum método, hoje, contemplando todas as atividades associadas a análise de objetivos. De uma certa forma, lembra a situação que os métodos e notações da Orientação a Objetos enfrentavam antes que a UML fosse lançada.

Como será a "UML" da Análise de Objetivos? Quando será que ela vai surgir? Será da Academia ou do Mercado, ou de uma parceria entre ambos?

Outra questão interessante, e que é difícil de efetivamente entender e aplicar é a própria diferenciação entre o que é um requisito (requirement) e o que é um objetivo (goal). Um objetivo é definido como algo que o sistema quer atingir, enquanto um requerimento é uma característica que o sistema deve/precisa ter. São conceitos parecidos e complementares. Um requisito pode ser encarado como um refinamento de um objetivo. É dito que um requisito tem um critério de corte preciso quando comparado ao objetivo. Tratando objetivos e requisitos como complementos, em diferentes níveis de abstração, poderíamos encará-los como uma estrutura de árvore, na qual se começa com objetivos de mais alto nível de abstração que vão sendo sucessivamente refinados, aumentando os níveis da árvore até um nível de abstração menor. Os nós-folha de tal árvore são justamente os requisitos.

Mas até onde detalhar? Como reconhecer que uma característica é efetivamente um objetivo ou um goal? Parece ser uma distinção sutil, mais subjetiva, que pode variar de analista para analista, dependendo de uma série de considerações, e principalmente da experiência do analista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário