quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Enterprise Architecture

Uma nova sigla que se juntou a verdadeira "sopa de letrinhas" que os profissionais da computação estão acostumados a lidar é EA (Enterprise Architecture). Tal área surge como uma estratégia de união entre a tecnologia da informação e o meio empresarial.
Para que as organizações possam retirar o máximo de vantagens das tecnologias de informação disponíveis é preciso que tais tecnologias estejam adaptadas às necessidades das organizações. A primeira palavra que vem à mente nessa união certamente passa pela informatização de Processos.

E no que isso está relacionado com a Análise de Objetivos?
Processos existem para satisfazer Objetivos. Para melhor compreender um processo é necessário ter em mente o(s) objetivo(s) que ele atende. Dessa forma, ao invés de simplesmente informatizar o processo que existe naquele momento é possível entender a sua motivação, o motivo de sua existência,  e mesmo conferir se o processo é adequado, é o melhor para atender ao objetivo ao qual está relacionado. E ao se perceber tal situação, além da visão de processos, começou-se a trabalhar também com a modelagem de objetivos, inicialmente em um caráter bastante informal, mas caminhando em direção a um formato mais adequado para beneficar a EA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário