segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Colocando em prática ...

Na aula de 28/01/2013, após a apresentação de novos conceitos e questões da área, começamos a trabalhar em um exercício prático, que consiste basicamente em criar modelos de objetivo (em diferentes níveis de detalhe), procurando assim solidificar o conhecimento que estamos formando.

Durante a aula de 04/02/2013 prosseguimos em tal exercício. Seguem abaixo algumas das dúvidas que nosso grupo teve durante a elaboração dos modelos, como uma forma de compartilhar dúvidas que outros grupos também possam ter tido:
  • Podemos representar uma dependência indireta (isto é, um agente 1 depende de um agente 2 que depende de um agente 3 para cumprir um determinado objetivo, assim o agente 1 depende indiretamente do agente 3)? Se for agregar valor ao modelo, esclarecendo a situação, então é útil que seja representado;
  • Um soft goal pode ser decomposto em outros soft goals? Sim. Depende do quanto se quer detalhar uma ocorrência;
  • Uma tarefa pode ser decomposta em outras tarefas? Sim. E  a justificativa é a mesma apresentada acima;
  • Cada conceito só pode ter um grupo de decomposição diretamente abaixo dele? Sim, ou ficaria a dúvida de como ligar os diferentes grupos decompostos. Quando essa situação surgir é necessário organizar a hierarquia, criando um novo nível, ou refazendo as decomposições visualizadas a princípio;
  • Em um modelo, considerando a hierarquia de conceitos, qual é o conceito mais adequado para ser nó-folha? Em um modelo de mais alto nível normalmente só haverá a presença de goals (hard e/ou soft). Já em um modelo mais detalhado, onde também serão considerados os conceitos de taks e resources, é adequado que os nós-folhas sejam tasks e/ou resource (dependendo do que se está mapeando). Eles são conceitos mais concretos, portanto mais refinados, e passam justamente uma ideia mais detalhada sobre a compreensão de um objetivo inicial. É bom analisar atentamente situações onde não se consegue detalhar um objetivo, refinando-o como task(s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário